Tomar cuidado! Seu bebê de 7 meses está em movimento ou prestes a começar, o que significa que sua vida está ficando muito mais gratificante! Junto com o engatinhar (mais ou menos), seu filho pode alcançar alguns marcos sociais divertidos, como bater palmas, reconhecer rostos do outro lado da sala e melhorar as habilidades de comunicação. Você também pode gostar de apresentar ao seu filho novos alimentos sólidos (e abraçar a bagunça que isso traz!). Essas são apenas algumas das fases de desenvolvimento típicas de um bebê de 7 meses!
Em termos de reflexos, seu bebê de 7 meses não desenvolverá novos reflexos, a menos que a STNR mencionada no guia do mês passado já tenha se manifestado. Esteja atento aos outros reflexos mencionados anteriormente e certifique-se de que eles se integrem ou desapareçam na biblioteca de movimentos do seu filho. Lembre-se que você sempre pode conversar com seu pediatra se tiver alguma preocupação com o desenvolvimento do seu filho.
Continue lendo para obter mais detalhes sobre os marcos de desenvolvimento do seu filho de 7 meses!
Reflexos:
Normalmente, aos 7 meses, não há novos reflexos para ficar de olho. No entanto, cada bebê se desenvolve em um ritmo diferente, então considere comparar o progresso do seu filho com os reflexos discutidos nos relatórios de 5 e 6 meses.
Ao longo de 5 meses, cobrimos o seguinte em detalhes:
- Reflexo de preensão palmar
- Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (ATNR)
- Reflexo espinhal de Galant
- Reflexo espinhal de Perez
O seguinte reflexo foi detalhado no relatório de 6 meses:
- Reflexo Tônico Cervical Simétrico (STNR)
Tenha em mente que esses relatórios contêm o que é considerado “normal” para a integração reflexa, mas se seu filho parece reter os reflexos por mais tempo, não há necessidade de entrar em pânico. Basta relatar quaisquer dúvidas ou preocupações ao pediatra do seu filho e ele terá prazer em encaminhá-lo a um terapeuta ocupacional treinado em integração reflexa.
Principais etapas de desenvolvimento:
Mobilidade
Aos 7 meses, seu bebê provavelmente está se preparando para engatinhar, se ele ainda não começou! O engatinhar geralmente começa aos 7 a 10 meses de idade, mas pode começar mais cedo ou mais tarde, dependendo do bebê.
Seu bebê pode não estar engatinhando, mas ele ainda encontra maneiras de se mover. Em vez de engatinhar, seu bebê pode andar em círculos, balançar para frente e para trás de quatro ou puxar a barriga para frente com os braços.
Meu filho está engatinhando com uma perna esticada para o lado. É razoável?
Sim, tudo bem! É uma forma de rastejamento assimétrico, e não há com o que se preocupar. Seu bebê ainda está aprendendo a coordenar seus braços e pernas, e isso levará tempo. À medida que o bebê se acostuma com esse novo movimento, ele deve eventualmente engatinhar de quatro.
Embora o engatinhar assimétrico não seja motivo de preocupação imediata, não é uma forma ideal de locomoção para o bebê. O engatinhar assimétrico pode levar a um desenvolvimento muscular deficiente, desequilíbrios da cintura pélvica e do quadril, distúrbios de orientação visual ou dificuldade com a consciência corporal geral.
Então, se você notar que seu bebê está engatinhando assimetricamente, tente ajustar seus membros, ajustando-os suavemente à medida que ele se move. Se os movimentos atípicos persistirem, considere consultar seu pediatra para ver se há uma causa subjacente.
Controle/Potência do Motor
Um bebê típico de 7 meses pode sentar-se sozinho sem qualquer apoio de suas mãos ou outros objetos externos. Mas eles ainda podem sofrer com a perda intermitente de equilíbrio, então esteja lá e fique de olho nos movimentos do seu filho. O pequeno Jack na foto tentou tirar a meia e caiu para trás (não se preocupe, ele estava bem!). Para qualquer criança, descobrir como avaliar a força (força) do movimento ainda é um trabalho em andamento!
Nessa idade, seu filho já pode estar passando objetos de mão em mão, e você deve notar que isso acontece com mais frequência e com melhor controle. Usar ambos os lados do corpo para realizar uma tarefa é chamado de coordenação bilateral. Não levará alguns meses para que essa habilidade se desenvolva completamente, mas nessa época, você deve ver o início da coordenação bidirecional. Por exemplo, quando seu filho empurra com as duas mãos, bate dois brinquedos juntos, segura um brinquedo com as duas mãos ou passa jogosorelha entre as palmas das mãos.
Seu filho provavelmente ainda prefere usar o pegador para pegar comida ou brinquedos. Mas, com o tempo, eles se transformarão em pinças, entre o dedo indicador e o polegar. Pode começar a partir dos 6 meses, mas é mais típico para bebês aos 9 ou 10 meses.
Cognição
Todas essas mudanças físicas que você vê em seu filho andam de mãos dadas com uma série de mudanças cognitivas. Seu bebê provavelmente está tentando “falar” cada vez mais, fazendo sons como chiado, gritos e balbucios. Às vezes pode parecer que eles estão dizendo “mamãe” ou outras palavras reconhecíveis, o que pode ser muito emocionante! Além de emitir sons, seu bebê também pode ser capaz de responder melhor aos sons no ambiente. Por exemplo, eles podem virar a cabeça em sua direção ou sorrir em resposta à sua voz.
Outra forma que o bebê vai tentar se comunicar é chorando. Quando eram mais jovens, o choro geralmente indicava uma de várias coisas: fome, fralda molhada, dor de estômago ou sensação de cansaço. Agora eles podem chorar por muitos outros motivos também, seja porque largaram o brinquedo, querem outro brinquedo, querem ser segurados, querem ser colocados para dormir, e a lista continua! Essa tendência a chorar pode tornar o cuidado com seu bebê difícil e frustrante, mas tenha em mente que seu bebê está apenas tentando se comunicar com você da única maneira que ele sabe. Procure ser paciente e entender o que precisa.
Exploração & Self-Play
Da comunicação à curiosidade, os desenvolvimentos cognitivos que você vê em seu filho influenciam a maneira como ele brinca. Eles provavelmente estão começando a explorar mais – seja o ambiente, movendo-se e coçando, ou seus brinquedos, transformando-os em todas as direções para inspeção. Você pode notar que seu filho é mais propenso a ter problemas ao alcançar objetos que não são brinquedos, como cadarços (o favorito pessoal do pequeno Jack!). Para isso, certifique-se de remover objetos desnecessários e qualquer coisa com a qual você não queira que seu filho brinque. E, como sempre, fique de olho neles durante essa fase exploratória!
Finalmente, você pode notar que seu filho é mais propenso a se envolver em brincadeiras independentes, e essa habilidade pode lhe dar um pouco mais de independência. Claro, não quero dizer que agora você pode simplesmente jogar brinquedos no berço ou embalar e brincar e deixá-los lá por horas a fio. Mas agora você pode deixá-los brincar com seus brinquedos no chão enquanto você dobra a roupa ou limpa os balcões, mantendo um olho atento neles. O auto-jogo é ótimo para crianças; Isso os incentiva a descobrir coisas por conta própria, como colocar formas no classificador de formas ou pressionar botões para criar sons. Aos 7 meses, você pode esperar que seu bebê se divirta sozinho (sob sua supervisão) por cerca de 5 minutos de cada vez.
Conclusão
Engatinhar, se contorcer, chiar e se alongar – a vida de um bebê de 7 meses é rica e vibrante! Como pai, você pode ajudar a garantir seu desenvolvimento adequado prestando atenção às habilidades e reflexos detalhados em cada relatório mensal e consultando o pediatra do seu filho sempre que algo não parecer certo. Mas não se prenda a marcos; Aproveite o seu pequeno e o progresso que eles já fizeram. Eles vão crescer muito rapidamente e mudar ainda mais!